Agendar Consulta Fale Conosco

Tipos de olheira e possíveis tratamentos

Antes de mais nada, vamos entender o que são e como se formam as olheiras.

As olheiras se caracterizam por um escurecimento da região em torno dos olhos. Embora comum em povos de origem árabe, elas podem aparecer em todas as raças, tanto em homens quanto em mulheres, e em qualquer idade. O escurecimento ao redor dos olhos tende a piorar, caso não receba o tratamento adequado.

Basicamente, existem quatro tipos de olheiras:

  1. Olheira pigmentar: formada pela deposição de pigmentos escuros (melanina);
  2. Olheira vascular: formada por vasos sanguíneos exuberantes (grandes) visíveis através da pele fina da região e pelo extravasamento de pigmentos oriundos dessa circulação;
  3. Olheira edematosa: formada pelo acúmulo de líquido em bolsas de gordura proeminentes nesta região;
  4. Olheira profunda: formada por uma depressão da anatomia óssea (rebordo orbitário), em que se forma um degrau com sombreamento logo abaixo dos olhos.

Assim, de acordo com essas causas, podemos indicar o tratamento correto:

  • Olheiras Pigmentares – Clareadores;
  • Olheiras Vasculares – Laser Nd – Yag e Luz Pulsada;
  • Olheiras Profundas – Preenchimentos;
  • Olheiras EdematosasCirurgia de Blefaroplastia Inferior a laser para retirada de bolsas.

Mas se já existem tratamentos específicos para cada tipo de olheira, você já se perguntou por que é tão difícil conseguir tratar este problema?

O primeiro motivo é porque o excesso de pele, bem como a sua flacidez e a hipertrofia do músculo orbicular das pálpebras são problemas de correção cirúrgica, dificilmente descritos na literatura ou abordados quando o assunto são as olheiras.

O segundo motivo, ainda mais claro, é porque as olheiras não se apresentam apenas por meio de uma de suas causas; mas sim de muitas delas em associação. Isso mesmo! É quase impossível encontrarmos uma olheira que não tenha associação de mais de um fator causal. É por esse motivo que conseguimos os melhores resultados quando somamos à blefaroplastia a laser, outros tratamentos citados.

Cuidados para evitar o agravamento das olheiras

Sempre beba bastante água para manter a pele hidratada, passe filtro solar diariamente e evite o tabagismo, pois ele prejudica a oxigenação e a irrigação sanguínea e, ainda, danifica os pequenos vasos na área dos olhos.

Além disso, procure dormir por, pelo menos, oito horas, pois é nesse momento que sua pele descansa e ocorre o famoso ‘sono da beleza’. Ao deitar, lembre-se de retirar toda a maquiagem, de preferência com um demaquilante e um sabonete específico para sua pele.

A alimentação também pode interferir nesse processo, por isso, mantenha uma dieta balanceada. A vitamina C é uma grande aliada para uma pele bonita: além de contribuir para o fortalecimento das paredes dos vasos sanguíneos, reduz o estresse e aumenta a imunidade.

Procure por profissionais competentes. Conte com o dr. Rogério Leal, especialista em Cirurgia Estética e Reparadora das Pálpebras.

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendamentos

Somos uma Clínica Particular, não atendemos
Convênios ou Planos de Saúde.

Os valores de Cirurgias e/ou Procedimentos serão
orçados SOMENTE após a consulta médica.
A central de agendamentos não possui informações sobre valores.

Valor da consulta: R$ 800,00