O que é blefaroplastia?

O que é blefaroplastia?

Blefaroplastia, ou cirurgia das pálpebras, é o procedimento cirúrgico responsável pelo reposicionamento das pálpebras por meio da retirada do excesso de pele ou gordura. Essa cirurgia plástica ajuda a acabar com a aparência de cansaço comum em pessoas com as pálpebras caídas. A intervenção melhora a aparência ao redor dos olhos, sendo ideal para pacientes que buscam o rejuvenescimento facial.

Além do benefício estético, a blefaroplastia também pode ser considerada uma cirurgia funcional, pois existem casos em que a flacidez das pálpebras superiores e inferiores prejudica a visão. Essa situação acontece, principalmente, em pacientes idosos.

Técnicas para cirurgia de blefaroplastia

Existem diferentes técnicas que podem ser aplicadas em uma cirurgia de blefaroplastia. A escolha do melhor método a ser aplicado cabe ao médico. Cada caso possui uma necessidade especial e, por isso, o tipo de manobra também deve ser diferente para que o resultado seja adequado à expectativa do paciente.

Alguns tipos de blefaroplastia, como a cirurgia com reposicionamento de gordura, são mais sofisticados e demandam maior habilidade e conhecimento do médico para alcançar um resultado satisfatório.

Neste procedimento, o médico retira a gordura em excesso da área dos olhos do próprio paciente para preencher outra região, em geral usa-se a gordura da parte superior para melhorar a flacidez e olheiras na parte inferior.

Veja como funciona esse tipo de blefaroplastia:

Há também a chamada cantopexia ou cantoplastia, uma técnica que pode ser utilizada na cirurgia de blefaroplastia para reposicionar a lateral dos olhos de modo a deixá-los maiores e com formato mais “amendoado”.

Tendo em vista essas técnicas e muitas outras que são fundamentais para um resultado de acordo com a expectativa do paciente, é fundamental que se escolha um profissional qualificado, com experiência e que esteja em constante atualização.

Antes de marcar a cirurgia das pálpebras, é importante conversar muito bem com o médico e se informar sobre as técnicas que serão usadas e como elas influenciarão no resultado final.

Quem pode fazer cirurgia de blefaroplastia?

Apesar de ser uma cirurgia plástica bastante indicada para pacientes idosos por conta do envelhecimento das pálpebras e bolsas de gordura, este não é um procedimento exclusivo para essa faixa etária. Há muitos casos de jovens que apresentam pálpebras caídas e isso faz com que a pessoa tenha uma aparência de cansaço.

Sendo assim, é importante deixar claro que a blefaroplastia pode ser feita em jovens a partir dos 18 anos até idosos. O que define o momento para realização da cirurgia plástica é a oportunidade e não a idade, como defende o Dr. Rogério Leal.

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendamentos

Somos uma Clínica Particular, não atendemos
Convênios ou Planos de Saúde.

Os valores de Cirurgias e/ou Procedimentos serão
orçados SOMENTE após a consulta médica.
A central de agendamentos não possui informações sobre valores.

Valor da consulta: R$ 700,00