Coronavírus: contágio pode acontecer pelos olhos

Coronavírus: contágio pode acontecer pelos olhos

Apesar de se tratar de um vírus que acomete o sistema respiratório, o novo coronavírus pode ser transmitido por meio dos olhos, conforme aponta a Academia Americana de Oftalmologia (AAO). Esse contágio acontece quando a pessoa tem as mãos infectadas pelo vírus e encosta nos olhos. 

O relato foi feito pelo médico chinês Wang Guangfa, que atuou diretamente no tratamento de pacientes infectados na China, onde se iniciou o surto do novo coronavírus. O especialista também contraiu o vírus, que, segundo ele, pode ter sido transmitido por meio dos olhos, já que não usou óculos de proteção durante os atendimentos.

As formas de contágio mais comuns acontecem por meio das vias respiratórias: boca e nariz. Em geral, a pessoa pode ter contato com o vírus ao levar as mãos infectadas ao rosto, ter contato com gotículas de salivas ou fluidos de tosse e espirro de um paciente positivo para o novo coronavírus

Como evitar o contágio do novo coronavírus pelos olhos?

Ainda que não seja uma das formas de contágio mais recorrentes, é importante ter esse conhecimento para se proteger. Além de evitar levar as mãos à boca e nariz, deve-se manter distância dos olhos também. 

A higienização adequada e frequente das mãos é outro cuidado fundamental para esse processo de prevenção. A lavagem pode ser feita com sabonete líquido preferencialmente, não sendo necessário o uso de produtos especiais, como os bactericidas. Ao enxugar as mãos, dê preferência para toalha de papel descartável.

O uso do álcool em gel é indicado para situações em que não se tem acesso ao sabão e água para fazer a lavagem das mãos — como no mercado, transporte público e outros ambientes com circulação de muitas pessoas.

É importante saber que apenas o álcool 70% é capaz de eliminar o vírus, por isso atenção na hora de comprar!

O novo coronavírus possui alto poder de contaminação e, por isso, seguir todas as recomendações médicas é fundamental para se proteger e proteger todos à sua volta. Para tirar suas dúvidas, acesse o site do Ministério da Saúde. 

O Dr. Rogério Leal preparou um vídeo com orientações sobre o assunto:

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendamentos

Somos uma Clínica Particular, não atendemos
Convênios ou Planos de Saúde.

Os valores de Cirurgias e/ou Procedimentos serão
orçados SOMENTE após a consulta médica.
A central de agendamentos não possui informações sobre valores.

Valor da consulta: R$ 650,00