Blefaroplastia: cuidados pré e pós-operatório

Como em todas as cirurgias, existem alguns cuidados a serem seguidos com o pós-operatório e excepcionalmente no pré-operatório para que o procedimento siga corretamente e os próximos procedimentos sejam melhores.

Antes do paciente se submeter a blefaroplastia superior e inferior, é imprescindível que ele realize exames clínicos e laboratoriais. Durante a consulta com o cirurgião plástico, será analisado a saúde do indivíduo, como aferir a pressão, identificar a presença de doenças pré-existentes e demais hábitos.

Blefaroplastia: cuidados pré e pós-operatório

A segunda etapa a ser feita é a realização de exames laboratoriais: hemograma, coagulograma, função dos rins, entre outros. Inclusive nesse momento ocorrerá a análise do anestesista para saber qual método será o ideal para o seu perfil.

Após todas as análises necessárias e ter a confirmação de que não terá nenhum risco durante a cirurgia estética, o paciente poderá agendar a sua cirurgia, fazer a suspensão de certos medicamentos, não ingerir bebidas alcoólicas e fumar – um mês antes do procedimento.

Como melhorar a cicatriz da blefaroplastia?

O processo de cicatrização depende de cada pessoa e é um fator crucial para um resultado de qualidade. Além disso, é fundamental seguir todas as indicações médicas para evitar possíveis complicações e aumentar a probabilidade de uma recuperação mais rápida.

Durante esse processo é de extrema importância manter uma vida saudável, evitando o fumo, pois o tabagismo afeta na circulação dos vasos periféricos da pele e acaba retardando a cicatrização.
É necessário evitar ao máximo os movimentos excessivos das pálpebras, a fim de reduzir as pressões e o estiramento das suturas.

Também deve-se ter um cuidado maior na forma de dormir, sendo necessário dormir de barriga para cima durante as primeiras duas semanas. A higiene deve ser feita com água e sabão normalmente e é recomendado utilizar os óculos escuros, pois o sol pode prejudicar as cicatrizes e promover alterações na coloração da pele.

Por conta da pele das pálpebras serem mais finas, geralmente as cicatrizes ficam disfarçadas nas dobras da pele na parte superior e rente aos cílios na parte inferior. Para saber qual será o aspecto definitivo das cicatrizes é indicado aguardar o período de amadurecimento, que dura entre seis meses a um ano.

Quais os cuidados após a cirurgia de pálpebras?

Após a cirurgia de blefaroplastia não é necessário que o paciente fique internado. Logo que o procedimento é finalizado já começa o uso de compressas frias na sala da cirurgia. As compressas devem ser feitas no primeiro e no segundo dia pós-cirurgia,  por 15 a 20 minutos a cada 1 hora.
No terceiro e quarto dias, o intervalo das compressas aumentam para a cada duas horas e no quinto e sexto dia para intervalos de três horas.

Os cuidados no pós-operatório não são tão expressivos, o paciente deve seguir apenas realizando repousos, sem esforços nos primeiros dias, sem exposição ao sol e realizando o uso de compressas frias para minimizar o inchaço. O médico também recomenda o uso de colírio para reduzir o incômodo nos olhos, fazer o uso dos medicamentos prescritos pelo cirurgião até o retorno na consulta para a retirada dos pontos, além da drenagem linfática facial e, em alguns casos, corporal.

Quanto tempo demora a recuperação da blefaroplastia?

Após o procedimento estético, o paciente deve manter alguns cuidados especiais por até 15 dias.
A recuperação é dividida em algumas fases:

  • Em uma semana os pontos são retirados;
  • Entre 14 e 21 dias após a cirurgia aparece o inchaço e a roxidão;
  • O resultado definitivo das cicatrizes podem ser vistas após seis meses.
  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendamentos

Somos uma Clínica Particular, não atendemos
Convênios ou Planos de Saúde.

Os valores de Cirurgias e/ou Procedimentos serão
orçados SOMENTE após a consulta médica.
A central de agendamentos não possui informações sobre valores.

Valor da consulta: R$ 700,00