Blefaroplastia: como é feita e o pós-operatório

Blefaroplastia: como é feita e o pós-operatório.

A blefaroplastia é a cirurgia plástica responsável pela retirada do excesso de pele localizado na região superior e inferior dos olhos.

Também chamada de cirurgia para pálpebras caídas, a blefaroplastia ajuda a corrigir a aparência de olhar cansado, que se dá por conta do enfraquecimento do músculo que eleva as pálpebras ou mesmo por uma questão genética.

A blefaroplastia é comum em pacientes a partir dos 40 anos, entretanto é importante destacar que a blefaroplastia também tem indicação para pacientes mais jovens, a partir dos 19 anos.

A cirurgia plástica pode corrigir casos em que a paciente apresenta excesso de pele ou diferença simétrica mesmo aos 20 ou 30 anos de idade, conforme explica o Dr. Rogério Leal no vídeo:

Como é feita a blefaroplastia?

A blefaroplastia é realizada em ambiente hospitalar com sedação local ou anestesia geral, sendo a melhor opção determinada pelo cirurgião. São feitas incisões nas dobras das pálpebras; no caso da blefaroplastia inferior, a incisão acontece na linha dos cílios.

É importante que, antes da cirurgia das pálpebras, o paciente tenha passado por todos os exames preparatórios para garantir um procedimento seguro.

Em geral, a blefaroplastia dura entre uma e quatro horas, dependendo da complexidade de cada caso e se existem outros procedimentos associados.

Para melhor resultado, podem ser indicados e realizados outros tratamentos estéticos durante a cirurgia de blefaroplastia como lifting de sobrancelhas, preenchimentos com ácido hialurônico, transposição de gordura, peeling químico e outros.

Onde fica a cicatriz da blefaroplastia?

Como as incisões são feitas em locais “escondidos”, como na linha dos cílios e na dobra natural das pálpebras, as cicatrizes não ficam aparentes.

Esse procedimento se aplica até mesmo em casos onde há a transposição de gordura para preenchimento do chamado caminho da lágrima.

É normal que se tenha dúvidas sobre as cicatrizes da cirurgia, por isso não deixe de conversar com seu médico para que ele explique detalhadamente o procedimento e até mesmo fotos de outras cirurgias.

Quais os cuidados depois da cirurgia de blefaroplastia?

Em geral, é comum que o paciente receba alta no mesmo dia da cirurgia de blefaroplastia. A boa recuperação e redução do inchaço depende muito dos cuidados orientado pelo médico.

Ainda no hospital são iniciadas as compressas frias, elas ajudam a reduzir o inchaço e aceleram a recuperação. Em casa, o paciente deve repetir o processo por 15 a 20 minutos a cada hora durante os dois primeiros dias. No terceiro dia, pode-se reduzir os intervalos para duas horas. No quinto dia de pós-operatório, os intervalos aumentam para três horas.

As compressas frias podem ser feitas com gazes umedecidas com soro fisiológico ou com bolsas de gelo. É comum que o paciente sinta algum incômodo ou dor que são facilmente superados com analgésicos prescritos pelo médico.

Os pontos serão retirados sete dias após a cirurgia, e, geralmente, logo após, o paciente já recebe alta para retornar ao trabalho. Para atividades físicas, é necessário aguardar cerca de 15 dias, sendo importante sempre consultar o cirurgião.

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendamentos

Somos uma Clínica Particular, não atendemos
Convênios ou Planos de Saúde.

Os valores de Cirurgias e/ou Procedimentos serão
orçados SOMENTE após a consulta médica.
A central de agendamentos não possui informações sobre valores.

Valor da consulta: R$ 700,00