Blefaroplastia: cirurgia das pálpebras. Tudo o que você precisa saber

A blefaroplastia é uma cirurgia plástica facial que exige muito conhecimento e técnica. Consiste na retirada do excesso de pele nas pálpebras superiores e inferiores, e na eliminação das bolsas de gordura. O procedimento é feito para melhorar o aspecto ao redor dos olhos e rejuvenescer o olhar do paciente.

A técnica é indicada para homens e mulheres, geralmente, acima de 25 anos que apresentam flacidez, bolsas sob os olhos, pálpebras caídas ou queiram apenas melhorar o aspecto do seu olhar.

Como é feita a cirurgia das pálpebras?

A cirurgia de blefaroplastia deve ser realizada dentro de um centro cirúrgico especializado, sob anestesia local e sedação, em alguns casos pode ser que o médico recomende a aplicação de anestesia geral.

Para fazer a cirurgia, o médico-cirurgião delimita o local do corte. Em seguida, é realizada a abertura de acordo com as áreas demarcadas e o excesso de pele, músculo e gordura são retirados e é feita a costura do local. Apesar de parecer um processo simples, essa cirurgia demanda muita delicadeza e técnica do médico para garantir um resultado natural e harmônico.

A cirurgia pode durar em torno de duas a quatro horas, dependendo da complexidade e dos procedimentos auxiliares indicados. As cicatrizes podem ser facilmente escondidas nas dobras naturais da pele ou sob os cílios.

Quais são os tipos de blefaroplastia?

Existem diversas técnicas de blefaroplastia, entre elas temos: blefaroplastia cutânea, miocutânea ou transconjuntival, podendo ser realizada a laser. Elas são personalizadas de acordo com a necessidade de cada paciente. Além do mais, o especialista pode indicar outros métodos conjugados para alcançar um resultado ainda mais satisfatório.

Antes de saber qual é o melhor método para seu perfil, o médico deve realizar uma avaliação criteriosa do seu caso e explicar o porquê aquele procedimento é o ideal. Lembrando que cada técnica é diferente e tem um objetivo diferente, por isso não pode ser indicado para todos os pacientes.

Quanto tempo dura o efeito da blefaroplastia?

A blefaroplastia é uma cirurgia delicada que apresenta resultados satisfatórios na aparência, deixando a pele mais rejuvenescida.

As diferenças e os resultados podem ser notados após a diminuição de edemas e do inchaço, porém os melhores resultados aparecem quando a pele já está mais firme, em torno de um ano.

O efeito permanece notório em uma média de 10 a 15 anos, em alguns casos até mais. Tudo irá depender de como o paciente está cuidando da pele, quais tratamentos se aplicam na região e, principalmente, como cada corpo reage diante da cirurgia plástica.

Quanto tempo dura o pós-operatório da blefaroplastia?

Nos primeiros dias de pós-cirurgia é normal que o local apresente edemas e necessite de alguns curativos. Além disso, é necessário seguir as prescrições médicas para que a recuperação da blefaroplastia seja mais rápida, algumas delas são:

  • Evitar esforço físico e movimentos bruscos com os olhos
  • Fazer compressas frias com soro fisiológico
  • Manter uma alimentação balanceada, evitando frituras e comidas gordurosas
  • Evitar a exposição ao sol, quando sair de casa é necessário passar protetores solares e usar óculos de sol
  • Evitar variações de temperaturas
  • Repousos e sono regular

Os pontos são retirados em torno de sete dias depois da cirurgia das pálpebras. Por isso, siga as recomendações do cirurgião e compareça a todas as consultas necessárias.

Blefaroplastia tira as rugas ao redor dos olhos?

O principal objetivo da cirurgia das pálpebras caídas é reposicionar as pálpebras por meio da retirada do excesso de pele ou gordura, eliminando a aparência cansada e triste dos pacientes.

Por ser um procedimento que proporciona o rejuvenescimento facial, a blefaroplastia possibilita a eliminação de pequenas rugas e marcas de expressão que estão próximas do local em que o reposicionamento foi realizado.

Blefaroplastia deixa cicatriz?

Assim como em toda cirurgia plástica, na blefaroplastia tem cicatrizes, para que elas fiquem cada vez mais discretas é necessário tomar os cuidados mencionados anteriormente.

A cicatrização total demora cerca de seis meses a um ano, elas são finas e ficam escondidas nas dobras naturais da pele ou sob os cílios.

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendamentos

Somos uma Clínica Particular, não atendemos
Convênios ou Planos de Saúde.

Os valores de Cirurgias e/ou Procedimentos serão
orçados SOMENTE após a consulta médica.
A central de agendamentos não possui informações sobre valores.

Valor da consulta: R$ 700,00